Tutorial - Reajuste de Salário


Introdução

Dependendo do número de funcionários de uma empresa, o processo de reajuste de salário torna-se trabalhoso por ter que alterar o salário manualmente de todas as pessoas. Um reajuste pode ocorrer esporadicamente pelo empregador, ou através da convenção coletiva estabelecida pelo sindicado. O percentual de reajuste pode ser diferente para determinado setor.

Outro inconveniente no reajuste é quando a convenção é aprovada meses após a data-base estabelecida pelo sindicato. Caso isto ocorra, o empregador deverá pagar a diferença retroativa desde a data-base, recibo por recibo.

O aplicativo Rumo possui uma rotina automatizada que reajusta os salários de todos os funcionários ao mesmo tempo, inclusive programa o sistema para calcular a diferença retroativa automaticamente e pagar em recibo normal, quando for o caso.

Reajustando salários

Primeiramente certifique-se em estar "logado" na data em que o novo salário estará vigente. Para reajustar salários, acesse Arquivos/Folha/Contratos, no menu lateral direito Opções/Reajuste de Salário. Na tela que se abrirá, ao realizar o processo de reajuste aparecerá nesta tabela o resultado da alteração. A princípio a tabela estará sem valores.

Clique no botão abaixo Reajuste. Nesta tela poderá ser configurado o sistema para filtrar os contratos desejados, como por exemplo, de um estabelecimento, um departamento, um cargo, ou ainda uma faixa de salário. Para aplicar a todos os funcionários deixe os campos em branco.

Image


Logo abaixo deverá informar a forma de reajuste: percentual, fixar determinado valor no salário, ou adicionar (incrementar) um valor no salário do funcionário. No campo Valor será informado o percentual ou valor. O campo Arredondamento será utilizado na modalidade percentual.

Atenção: O arredondamento será util para não deixar os salários fracionados. Por exemplo, se configurar para 5,00 no arredondamento, o sistema calculará o novo salário em múltiplo de 5 (635,00; 1.325,00). Se deixar em 1,00, o sistema arredondará a ponto que não sobre centavos.

Em se tratando de reajuste de salário retroativo por motivo de dissídio coletivo, informe no campo Retroativo a data a partir de quando o sistema deverá calcular a diferença de salário. Esta diferença será paga na mesma competência que o sistema está "logado" no momento da aplicação do reajuste. Lembrando que o reajuste deverá também ser feito para contratos desligados da empresa. Veja mais em Rescisão complementar por reajuste retroativo.

Agora basta confirmar e uma prévia do reajuste será demonstrada na tabela. Se por ventura for necessário alterar especificamente um valor de um contrato, dê dois cliques no registro desejado, ou pressione o botão [*]. Confirme esta última tela e os reajustes serão gravados no sistema.

Conferindo os reajustes

Para verificar se ocorreu o reajuste em um contrato, acesse Arquivos/Folha/Contratos. Altere um contrato e veja na lateral direita a tabela de Histórico.
Image

A primeira data será a mesma em que foi realizado o reajuste de salário. Abra este registro e confira no campo Salário Base se o valor está correto. Em casos de cálculo retroativo, verifique se está preenchido o campo Reajuste Salário.

Excluir um reajuste indevido

Acesse Arquivos/Folha/Contratos, no menu lateral acesse Opções/Exclusão de Reajuste de Salário. Basta informar a data que foi incluído o reajuste (a data do histórico do contrato), e confirmar a tela.

Calcular diferença de reajuste de salário

Depois de alterado os salários dos contratos e informado a data de reajuste retroativo, agora basta gerar o movimento normal do mês que o Rumo buscará nos históricos do contrato a data em qual deverá calcular a diferença retroativa.

Image


Todos os eventos que sofreram influência da alteração do salário estarão discriminados no recibo normal em um grupo próprio. Ao alterar um evento da diferença, na página 2-Cálculo haverá uma demonstração da diferença do cálculo, pra conferência.